NACIONALIDADE ESPANHOLA

COMO UM BRASILEIRO PODERÁ CONSEGUIR A NACIONALIDADE ESPANHOLA:
-
Por Residência
- Exige o brasileiro resida na Espanha durante 2 (dois) anos de forma legal e continuada. Se estiver casado com um espanhol (a), esse tempo se reduz a 1 (um) ano.
Documentos que deve aportar:
- Modelo de solicitude normalizado – No caso de apresentação pela sede eletrônica, se sustituirá pelo formulário on-line
- Tarjeta de Identidade de estrangeiro ou tarjeta de familiar de cidadão da União Européia.
- Passaporte completo e em vigor do país de origem.
- Certificado de nascimento, apostilado em qualquer cartório no Brasil (apostila de haya) e posteriormente traduzido por um tradutor juramentado.
- Certificado de antecedentes penais do seu país de origem, apostilado e traduzido.
- Certificado de matrimônio si o solicitante está casado.
- Justificante do pagamento da taxa (101 euros)
- Certificado de antecedentes penais do Registro Central de penados da Espanha. (Pode sustituir pela autorização de consulta ao Ministério de Justiça consignada no modelo de solicitude.
- Certificado de empadronamento. Pode sustituirse pela autorização de consulta ao Ministério de Justiça consignada no modelo de solicitude.
- Diplomas do Instituto Cervantes da prova de conhecimentos constitucionais e socioculturais (CCSE) e a prova de conhecimento do idioma espanhol (DELE A2). Pode sustituirse pela autorização de consulta ao Ministério de Justiça consignada no modelo de solicitude.
- Para solicitar:
-
Filho de brasileiros nascido em território espanhol – Nacionalidade por Simple presunción
- Os filhos de brasileiros nascidos na Espanha, se não forem registrados no consulado brasileiro, podem realizar um expediente no Registro Civil de seu domicílio para declarar à nacionalidade espanhola com valor de simple presunción.
Para isso, você deverá ir no Registro Civil registrar a criança, pegar o certificado de nascimento e o livro de família.
Logo depois deverá reunir e apresentar os seguintes documentos:
■ Certificado literal de nascimento do menor, atualizado.
■ Certificado consular de não atribuição da nacionalidade dos pais ao menor.
■ Original e cópia da tarjeta de residência ou passaporte em vigor dos pais; somente a efeitos de identificação. Não é necessário que os pais tenham autorização de residência na Espanha para que prospere este expediente.
■ Certificado consular acreditativo da nacionalidade dos pais do menor.
Para saber o passo a passo detalhadamente como dar entrada neste procedimento, leia nacionalidade por simple presunción
-
Brasileiro neto de Espanhol
Para os netos maiores de idade obterem a nacionalidade espanhola, devem residir de forma legal na Espanha durante 1 ano.
Quiero trabajar en españaQuiero trabajar en españaQuiero trabajar en españaQuiero trabajar en españa