QUEM TEM DIREITO A UTILIZAR À SAÚDE PÚBLICA NA ESPANHA

QUEM TEM DIREITO A UTILIZAR À SAÚDE PÚBLICA NA ESPANHA

Segundo a última normativa foi estabelecido que:

Os imigrantes sem autorização de residêncido receberão todo tipo de assistência sanitária coletada na carteira de serviços do sistema nacional de saúde.

Os estrangeiros menores de 18 anos receberão assitência sanitárias nas mesmas condições que os espanhóis.

Como funciona o atendimento médico público na Espanha?

Em cada bairro há um «Centro de Salud» que são os postos de saúde que existem no Brasil.

Você deverá utilizar o centro de salud que te corresponde pelo teu empadronamiento.

A primeira coisa a ser feita é você obter o número da Seguridad Social (INSS).

Para isso você tem que se dirigir a Tesouraria da Oficina de Seguridad Social mais cercana do seu domicílio.

Os endereços você consulta AQUI

Este trâmite é bem simples, basta você levar seu Passaporte + empadronamento. No caso de filhos menores levar também livro de família ou Certidão de Nascimento.

Você irá dizer que «quiere obtener el número de la seguridad social» para você e seus filhos se for o caso. Se te perguntarem o porque você diz que é para fazer a «tarjeta sanitária».

Te darão um papel com seu número da seguridad social e você vai com esse papel e seu empadronamiento até o centro de saúde que te corresponde pelo seu endereço e dizer que quer fazer a tarjeta sanitária.

Desde ali irão te orientar como poderás obter atendimento médico com ou sem tarjeta sanitária.

Não poderei passar por aqui uma orientação padrão porque cada município / cidade segue uma linha distinta na questão da saúde pública, mas você chegando no centro de saúde com seu empadronamiento + passaporte + número da seguridade social, já estarás com quase todo o caminho percorrido.

Se você não tem autorização de residência, eles poderão emitir ali mesmo no centro de saúde um documento parecido com este aqui, para que você possa apresentar-lo nos momentos em que precisar de atendimento médico.

Quando você tem uma autorização de residência, terás que conseguir um DOCUMENTO ACREDITATIVO DEL DERECHO A ASISTENCIA SANITARIA. Para obter esse documento tem que cumprir alguns requisitos:

  • Ser um trabalhador por conta própria ou não.
  • Pensionistas, recebedores periódicos de aguma prestação da seguridade social e pessoas que se encontrem desempregadas e já não recebem nenhuma ajuda.
  • As pessoas beneficiárias de um assegurado.

Neste caso eu sou um assegurada de direito porque recebo uma prestação periódica da seguridade social por ter uma filha menor a meu cargo. Essa ajuda se chama: «Prestación por hijo a cargo».

Minha filha menor, entra como minha beneficiária.

Para emitir esse documento, você tem que ir até um Centro de Atención y Información de la Seguridad Social que geralmente atendem com CITA PRÉVIA.

Documentos necessários:

  • Tarjeta de residência
  • Empadronamiento
  • Livro de familia ou certidão de nascimento ( somente para menores )
  • Numero de afiliação da seguridade social do assegurado e beneficiários
  • Formulário preenchido

Te emitirão este documento na hora e com ele basta se dirigir ao seu centro de saúde para emissão do seu cartão sanitário e dos seus beneficiários.

Os atendimentos realizados em postos de saúde são para casos mais simples, como consultas rotineiras, acompanhamento do pré-natal, vacinas, exames de sangue, etc. Te será designado o que chamamos aqui de «seu médico de cabeceira», quando você sentir qualquer coisa mesmo que seja um mal estar urgente, deverás ir ao centro de saúde para que seu médico de cabeceira te avalie e caso necessário te encaminhe ao especialista.

Normalmente o quadro de funcionários é formado por médicos de família ( medicina geral ), enfermeiros e pediatras.

Também te designarão seu hospital de referência que será onde você fará os exames mais complexos e para onde a médica de família te encaminhar ao especialista.

 

 

 

Tatiane Cristina

Tatiane Cristina

Sou uma Brasileira apaixonada por Espanha, residente desde 2008, passei muitas dificuldades neste país desde que cheguei e hoje me sinto apta para contar um pouco de tudo o que sei e aprendi vivendo aqui sozinha sem nenhum apoio de amigos e familiares por perto. Espero que eu possa ajudar com muitas informações aos que estão pensando em vir morar, estudar, passear, trabalhar ou até se aposentar na Espanha! Se você tem o desejo de conhecer como é viver neste país, espero poder te contar um pouquinho. Seja bem vindo!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *