VISTO DE ESTUDOS

VISTO DE ESTUDOS

VISTO DE ESTADIA POR ESTUDOS, ESTÁGIOS NÃO LABORAIS OU SERVIÇOS DE VOLUNTARIADO

Onde solicitar:

A solicitação deve ser apresentada pessoalmente no Consulado-Geral em qualquer dia útil, das 8h15 às 12h15, dentro dos três meses anteriores ao início da viagem. É recomendável solicitá-lo, pelo menos, com um mês de antecedência, já que os vistos de estudos não podem ser expedidos sem a prévia autorização dos serviços centrais em Madri, que pode demorar várias semanas.

REQUISITOS:

a) Documentação que comprove a finalidade da estada ORIGINAL E CÓPIA. Em caso de realização ou ampliação de estudos, é necessário apresentar a admissão ou matrícula em um centro de ensino autorizado na Espanha, para a realização de um programa de tempo completo (com um mínimo de 15 horas letivas presenciais por semana), que conduza à obtenção de um título ou certificado de estudos. É necessário que a admissão ou matrícula indique claramente: datas exatas de duração do curso; valor do curso; e calendário das aulas e horários letivos. Nos demais casos (mobilidade de alunos, estágios não laborais ou serviços de voluntariado), é necessário apresentar a documentação comprobatória correspondente.

b) Título acadêmico ou certificado das matérias cursadas no Brasil com a Apostila da Convenção da Haia ORIGINAL E CÓPIA

c) Documentos que justifiquem a disponibilidade de recursos econômicos próprios ORIGINAIS E CÓPIA: declaração do IRPF, extratos de contas bancárias dos três últimos meses (poupança, conta corrente, etc.), holerites dos três últimos meses, etc. Não se aceitarão cartas de bancos nem extratos bancários obtidos pela Internet. Se o solicitante é dependente, a documentação será a do familiar responsável, que deverá apresentar uma declaração com a firma reconhecida em cartório.

d) Ter contratado um Seguro Médico PRIVADO autorizado a operar na Espanha.

e) Atestado médico, emitido por um médico habilitado (com o CRM legível) e com a Apostila da Convenção da Haia. Estão isentos deste requisito os estudantes que solicitarem visto de estudos por um período inferior a seis meses.

f) Certidão de antecedentes penais (em caso de solicitante maior de 18 anos), expedida pela Polícia Federal e com a Apostila da Convenção da Haia. No caso das certidões expedidas na Internet, é necessário que nas mesmas conste o número de passaporte (sempre) e, além disso, o número do RG ou do CPF, no caso dos cidadãos brasileiros, e o número do RNE, no caso dos cidadãos estrangeiros. Estão isentos deste requisito os estudantes que solicitarem visto de estudos por um período inferior a seis meses.

g) Os familiares de estudantes (cônjuge, companheiro estável e filhos menores de 18 anos ou que tenham alguma incapacidade), deverão comprovar, além disso, a sua relação de parentesco com o estudante, com a certidão correspondente que deverá ter a Apostila da Convenção da Haia.

Tatiane Cristina

Tatiane Cristina

Sou uma Brasileira apaixonada por Espanha, residente desde 2008, passei muitas dificuldades neste país desde que cheguei e hoje me sinto apta para contar um pouco de tudo o que sei e aprendi vivendo aqui sozinha sem nenhum apoio de amigos e familiares por perto. Espero que eu possa ajudar com muitas informações aos que estão pensando em vir morar, estudar, passear, trabalhar ou até se aposentar na Espanha! Se você tem o desejo de conhecer como é viver neste país, espero poder te contar um pouquinho. Seja bem vindo!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *